Quer aprender a combinar cores sem medo de errar? Então comece pelo monocromático!
Este é um assunto que me pedem muito para falar sobre. Por isso, resolvi começar uma série de postagens sobre combinações de cores e, para esse pontapé inicial, vamos falar sobre a combinação monocromática.
O que é monocromático?
Para entender o significado de monocromático, vamos analisar a formação da palavra?
“Mono” remete a algo único, à unidade. “Cromo”, por sua vez, significa cor. Sendo assim, monocromático é qualquer objeto formado por uma única cor.
Essa combinação também pode ser conhecida como unicolor ou monocolor.
Como fazer uma combinação monocromática?
O monocromático é a aposta mais certeira para quem quer começar a combinar cores justamente porque não tem muito mistério: é só escolher uma cor e mergulhar nela.
No Círculo Cromático, ferramenta que facilita a coordenação das cores, a combinação monocromática acontece quando usamos cores de uma mesma linha, família ou fatia, conforme imagem a seguir.
É possível compor um look, por exemplo, com peças de uma mesma tonalidade ou variando nas dimensões de profundidade, intensidade e temperatura daquela cor.
Nesse segundo caso, a monocromia deixa de ser sólida e vira um “tom sobre tom”.
Quais os significados do monocromático?
De maneira geral, esse tipo de combinação é mais discreta do que aquela formada por cores complementares, como é o caso do verde + vermelho, que estão em lugares opostos do círculo cromático.
Mas, ainda assim, pode transmitir mensagens diferentes dependendo do tom escolhido para a produção, do material e da modelagem em que ele é aplicado.
Vamos trazer como exemplo um look monocromático neutro todo em branco.
Se o colocarmos lado a lado com um monocromático colorido, como em um azul royal, este último vai transmitir muito mais criatividade e ousadia.
Isto não ocorre somente pelo facto de um ser neutro e o outro, colorido. Mas perceba que as propostas têm estilos bem diferentes: o primeiro é mais clássico, tem peças mais estruturadas. O segundo, por sua vez, é mais casual e conta com modelagem mais fluida.
Looks monocromáticos de cada estação
Se já fez a sua Análise de Coloração Pessoal e descobriu quais os tons que melhor valorizam a sua beleza, separei inspirações belíssimas de combinações monocromáticas para testar.
Pode sempre recorrer também ao uso do círculo cromático. Neste artigo, explico como utilizá-lo do jeito certo e multiplicar as possibilidades de combinações com as peças que já tem no seu próprio guarda-roupa.
Na Studio Immagine, além da versão do Círculo Cromático Tradicional, que traz todas as dimensões das cores, com tonalidades quentes e frias, intensas e suaves, claras e escuras, também pode adquirir o seu Círculo das Estações. Isto é, um círculo cromático com as tonalidades específicas da sua cartela de cores.
Combinações monocromáticas do Inverno
Veja algumas propostas lindas com tons do Círculo Cromático do Inverno: frios, escuros e brilhantes.
Combinações monocromáticas do Outono
Assim como o Círculo Cromático do Outono traz tons quentes, escuros e suaves.
Combinações monocromáticas da Primavera
Formadas pelos tons quentes, claros e brilhantes, da mesma forma que encontramos no Círculo Cromático da Primavera.
Combinações monocromáticas do Verão
Assim como no Círculo Cromático do Verão, aqui os tons são frios, claros e suaves.
Quer tornar-se especialista em cores e suas combinações?
Já pensou em trabalhar levando cores, beleza e autoestima para as pessoas? Convido a conhecer a Formação em Coloração Pessoal da Studio Immagine.
O curso mais completo do mercado, com mais de 80h de conteúdos! Nele, aprende desde a teoria da cor e os fundamentos da Coloração Pessoal a como estruturar o seu negócio como consultora de cores.
Um beijo,
Luciana Ulrich.
Deixe um comentário