Vamos falar sobre um assunto que vocês amam? As maquilhagens de cada estação!
Quem nunca olhou uma foto antiga sua e sentiu que errou na make-up que atire a primeira pedra! Esses “erros” na maquilhagem acontecem, muitas vezes, porque costumamos basear o nosso olhar no externo e não no interno.
“Como assim, Lu?”
Quantas vezes compramos um batom ou uma sombra, porque vimos que eles ficaram maravilhosos numa amiga ou famosa?
Quando baseamos as nossas escolhas nos outros, esquecemo-nos de um pequeno (e importantíssimo) detalhe: cada beleza é única!
É por isso que nem tudo que fica bom numa famosa pode ficar bom em nós.
A importância da harmonia na maquilhagem
E, especialmente na maquilhagem, a harmonia é um factor importante!
Nada está mais próximo do nosso rosto do que a maquilhagem, que está sobre ele. Dessa forma, ela tem um impacto muito grande na nossa beleza. Quando usamos um subtom errado de base ou erramos na sombra, sentimos logo que algo está “destoando” da nossa beleza natural, porque harmonia é repetição.
Como neste exemplo:
Nesta foto, a Mariah Carey usou blush e batom mais rosados e também mais claros do que a sua beleza segura em termos de profundidade.
Perceba como a maquilhagem não “derrete” na beleza dela, mas que a percebemos “primeiro”. Isto é, olhamos primeiro a maquilhagem para só depois perceber a beleza da Mariah.
Especialmente com os famosos, vemos que em alguns casos isso pode ser intencional.
Eles podem querer comunicar alguma mensagem específica para o público por meio das cores… Mas, quando falamos de make-ups, conseguimos perceber mais facilmente o quesito “harmonia vs desarmonia”, porque está exatamente no rosto da pessoa.
Se o seu desejo de imagem for a harmonia, recomendo repetir na make-up as características naturais de profundidade, temperatura e profundidade da sua pele, além do seu contraste pessoal.
E para isso, realizar a Análise de Coloração Pessoal com um profissional capacitado é o ideal!
Pode baixar o nosso app, o Colormais, e no menu Consultores, encontrar aquele mais próximo de si 😍
A maquilhagem de cada estação no Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal
Na Coloração Pessoal, descobrimos, por meio de um teste comparativo com tecido, três características da sua beleza:
- a profundidade: se segura melhor cores claras ou escuras
- a intensidade: se fica melhor com tons intensos ou suaves
- a temperatura: se segura melhor tons quentes ou frios
Além do seu contraste, que é a diferença de claro e escuro da sua beleza, funcionando como uma estampa do seu rosto.
Com essa construção do teste, chegamos a um resultado, ou seja, a uma cartela de cores!
Por meio da sua cartela, tem um direcionamento mais rápido e prático de quais produtos de maquilhagem comprar: mais amarelados, acinzentados, rosados, com ou sem brilho.
Evite erros na maquilhagem
Existem alguns cuidados especiais que devemos ter ao fazer a nossa maquilhagem. Os principais deles são:
- Acerte no tom da base: ou seja, veja se ela é clara ou escura demais para si ou se “desaparece” na sua pele. O ideal é que desapareça.
- O subtom correto da base e do pó: se terá um fundo mais amarelado (quente), acinzentado ou rosado (frio) ou, ainda, se será mais oliva (pode precisar fazer uma misturinha de bases quentes e frias)
- Blush no subtom e na quantidade certa: nada de exagerar! Com a coloração pessoal, descobre se ele deve ser mais rosado, alaranjado, dourado, terracota, com brilho ou opaco.
- Iluminador em excesso: cuidado para não ofuscar a sua beleza com muito brilho e iluminador… Algumas pessoas são mais valorizadas por acabamentos suaves.
As maquilhagens de cada estação
Vamos ao que interessa? As melhores indicações de maquilhagens para cada estação! Esta secção foi elaborada especialmente para quem já fez a Análise de Coloração Pessoal e sabe a sua cartela de cores.
Falamos sobre recomendações gerais e também algumas especificidades importantes das cartelas.
Mas nada substitui o atendimento individual, pois é nele que avaliamos as características particulares do teste e o seu contraste pessoal.
Makes da Primavera
Yara Mahfuz, do Team Studio Immagine, com make nas cores da sua cartela, a Primavera Quente.
Produção: @chloe__gaya
As maquilhagens da Primavera, assim como as suas paisagens, são mais quentes (amareladas), vibrantes e claras.
Ou seja, o ideal é comprar bases mais amareladinhas e fugir das rosadas!
Os blushes desta estação são mais alaranjados, dourados e terracota. Já as sombras vão ser mais quentes e terão o fundo amarelado, podendo ter um pouco mais de vivacidade e brilho. Se usar iluminador, prefira os dourados e rosês.
Para quem é Primavera Clara, nada de olhos escuros demais. Algumas pessoas podem segurar melhor o acabamento opaco do que o brilhoso.
Na Primavera Quente, o iluminador dourado é o que melhor se enquadra na temperatura da estação.
Por fim, Primavera Brilhante é a cartela das pessoas que se beneficiam por intensidade e vivacidade. Ou seja, cores mais puras e brilho!
Seguem algumas sugestões de produtos de maquilhagem para as cartelas de Primavera:
Makes do Inverno
A Ju, do Team Studio Immagine, com make nas cores do seu Inverno Brilhante.
Produção: @chloe__gaya
Inverno é uma estação de cores escuras, intensas e frias. Logo, por aqui, teremos muitos blushes e sombras rosadas e com brilho. As makes poderão ser um pouco mais escuras.
Iluminadores perolados, rosados, rosês ficam maravilhosos nas belezas de Inverno, com o cuidado de não exagerar.
Se o seu contraste for mais alto, aquela make boca tudo olho nada fica belíssima! Confira algumas opções de batom vermelho para as cartelas de Inverno mais adiante.
Nem todas as pessoas de Inverno Escuro seguram bem brilho, há quem fique melhor com makes mais opacas. Por isso, a importância de avaliar a individualidade do seu teste.
Inverno Brilhante, assim como a Primavera Brilhante, ama vivacidade e brilho. Aposte em makes mais intensas.
Já o Inverno Frio é uma estação que se valoriza especialmente por tons mais rosados e acinzentados. Aqui, não indicamos blushes, batons e sombras alaranjadas, por exemplo.
Ah, não posso deixar de compartilhar algumas dicas de produtos de make para quem é Inverno!
Makes do Verão
Produção: @chloe__gaya
A paisagem do Verão é clara, suave e de cores frias. As maquilhagens aqui são mais delicadas.
De maneira geral, o acabamento opaco na maquilhagem, em especial nos blushes e sombras, valorizam mais as belezas desta estação. Em termos de base, o acabamento hidratante pode ser uma boa opção, especialmente para peles mais maduras.
O subtom do Verão, assim como as cores de sua paisagem, são frias. Ou seja, escolha as bases mais rosadas e acinzentadas e não as amareladas.
O Verão Claro, dos três verões, é o que melhor segura cores vivas e, ainda assim, com moderação. Aqui, a principal característica é a claridade, então, cuidado para não pesar na make, ok?
Já as pessoas de Verão Frio, que têm a temperatura fria como principal característica, vão ficar mais harmônicas com makes rosadinhas.
Por fim, o Verão Suave é o que segura melhor a opacidade!
O iluminador aqui não é proibido, mas use-o com bastante moderação, ok? E prefira os perolados e rosados.
Vou deixar algumas indicações de produtos de maquiagem para quem é Verão a seguir:
Deixe um comentário