Existe uma iluminação ideal para fazer o Teste de Coloração Pessoal?
Posso fazer o teste de cor em dias de chuva? E com o sol muito forte, funciona? Será que preciso de uma luz artificial?
Quem é Consultora de Cores sabe a importância da luz no nosso trabalho!
A cor, por si só, é uma percepção da luz refletida nos nossos olhos… Então, o nosso envolvimento com ela já começa aí!
E, para garantir um resultado preciso e assertivo à cliente, é muito importante pensarmos na iluminação do ambiente em que iremos realizar o teste.
Foi pensando nisso que resolvi levantar as principais dúvidas sobre o assunto Iluminação ideal no Teste de Cor e respondê-las neste artigo do nosso blog.
Iluminação e Teste de Coloração Pessoal
Para realizar uma Análise de Coloração Pessoal, recomendo sempre aos meus alunos uma boa iluminação natural.
Ou seja, realizar o teste num local que esteja bem iluminado e que não provoque sombras no rosto da cliente.
Mas o que é essa luz natural? Será que toda luz natural é boa para a Análise de Coloração Pessoal?
Melhor horário para os testes somente com luz natural
Sabemos que, no Brasil, dependendo da região, a distribuição de luz ao longo do dia é muito variada.
No Nordeste, por exemplo, o dia clareia muito mais cedo do que no Sudeste, assim como a noite, que escurece por volta das 17h30, 18h por lá.
Então, vou passar aqui algumas informações mais gerais a respeito do horário “ideal” para o teste de cor realizado apenas com o auxílio da luz natural. Talvez, dependendo do país ou região onde more, precise de fazer algumas adaptações.
O melhor horário para os testes costuma ser aquele em que o sol não está a pique. Ou seja, mais forte.
Fazer um teste pela manhã, entre as 8h30 e 11h, costuma funcionar super bem!
Na parte da tarde, a partir das 14h-14h30 até às 16h30, dependendo da região, já é possível retomar os testes com mais tranquilidade.
O ideal é que essa luz ilumine bem o local onde vai realizar o teste, sem precisar de expor a sua cliente direto ao sol!
Posso fazer o teste com o sol super forte?
Eu não recomendo fazer o teste quando a luz solar está muito forte e incidindo de forma direta no rosto da cliente.
Esse horário costuma ser das 11h às 13h30. Em algumas regiões, pode se estender até 14h-14h30.
O sol a pique pode gerar dificuldades de visualização na troca dos tecidos durante o teste, além de clarear excessivamente o rosto da cliente, deixando a pele com aparência de “estourada”, como numa foto com bastante flash, sabe?
Se possível, então, evite marcar testes nesses horários, principalmente se depende apenas da luz natural e realiza os atendimentos em espaços abertos.
Mas e o céu nublado? Posso fazer o teste assim?
Olhe, na maioria das vezes, tempo nublado não invalida a possibilidade de realizar o teste de cor! Nessas situações, o sol está coberto parcialmente pelas nuvens, mas ainda há luz, certo? Se há luz, podemos realizar o teste.
O segredo é verificar se essa luz está provocando algum tipo de sombra no rosto do cliente, dificultando a visualização e a continuidade do teste.
Se sim, irá precisar do auxílio de uma iluminação artificial com as especificações recomendadas para a Análise de Coloração Pessoal, porque não é qualquer lâmpada que nos permite fazer um teste com segurança.
Falarei sobre a Iluminação Artificial para os Testes de Cor mais adiante…
Mas se choveu e escureceu demais o local do meu atendimento?
Porém, existem casos que, realmente, chove demais, a sensação que temos é que o mundo está “desabando” lá fora e que o dia quase que virou noite…
Nessas situações de muita chuva, em que o céu realmente escureceu por completo, que o sol foi coberto quase que todo por nuvens, pode ser que o seu ambiente realmente fique escuro demais para a realização do teste.
Aí sim, a luz artificial é indispensável se quiser manter os seus atendimentos do dia.
Iluminação artificial e Coloração Pessoal funciona?
Sim! Mas não é toda a luz artificial que é adequada para o teste de cor, por isso, temos que ter muito cuidado e responsabilidade ao adquiri-las!
A iluminação artificial é uma mão na roda para os dias escuros demais ou para quando percebemos que, dependendo da casa da cliente (se atender ao domicílio) e do local do teste, o rosto dela não ficou iluminado de maneira uniforme, ficou com sombras…
Também é excelente para os Consultores de Cores que precisam de atender à noite, pois trabalham noutra profissão durante o dia…
Mas repito: só use a iluminação artificial com as especificações corretas, caso contrário, ao invés de ajudar, ela pode prejudicar o resultado do teste!
Quais as especificações da iluminação artificial indicadas para a Coloração Pessoal?
Recomendo sempre que a luz artificial seja neutra. Para isso, deve possuir de 4.000 a 5.200k (kelvins) e seu Índice de Reprodução da Cor, o IRC, deve ser 90.
É o IRC que garante a fidelidade da cor que estamos visualizando numa determinada iluminação.
Por isso, veja se a luz do seu ring light ou softbox cumpre esses requisitos. Talvez, tenha que trocar as lâmpadas.
Outra forma de garantir que a iluminação utilizada na hora do teste está correta é através do Sticker da Pantone de controle da luz. Embora não esteja no nosso site, na Studio Immagine, pode adquiri-lo entrando em contato com o Whatsapp da nossa Loja (+351931681568).
Quando visualiza o adesivo da Pantone com duas cores muito distintas, é sinal de que a luz do ambiente não está boa para o teste. Quanto mais uniforme, melhor!
Deixe um comentário