Muito se engana quem pensa que a Consultoria de Cores é exclusividade do público feminino. A Coloração Pessoal Masculina não só existe, como está cada vez mais em alta.
Mais vaidosos e preocupados com a imagem que desejam transmitir, os homens têm procurado o serviço com frequência nos últimos anos.
O aumento do interesse pelo serviço só confirma o que já se vê no mercado de moda, beleza e varejo, que movimentou mais de U$13 bilhões somente no Brasil somente com o vestuário masculino.
E, de facto, num mundo tomado pelas redes sociais, a preocupação com a imagem torna-se um ponto importante.
Quer saber mais sobre a Consultoria de Cores para homens e em que ela se diferencia da Coloração Pessoal feminina?
Não deixe de ler este artigo até o final, pois nele irei revelar aspectos importantes do atendimento masculino.
O que é a Análise de Coloração Pessoal Masculina?
Como falei neste artigo, “a Análise de Coloração Pessoal é um processo em que descobrimos por meio de um teste comparativo com tecidos, quais as cores que melhor harmonizam com a nossa beleza”.
Ou seja, nós observamos a reação da pele a determinadas dimensões de cores.
Embora os homens tenham algumas particularidades, como a presença de barba e bigode, e a ausência de cabelo em alguns casos, o processo para a realização do teste é o mesmo para homens e mulheres.
Para descobrir o conjunto de cores que mais valoriza a beleza de cada um, nós analisamos quatro características:
- Profundidade: se o cliente fica melhor com cores claras ou escuras
- Intensidade: se são as cores intensas e suaves que mais os valorizam
- Temperatura: se o cliente fica melhor com cores quentes ou frias
- Contraste: a diferença de claro e escuro na beleza.
A partir do resultado dessas quatro variáveis, chegaremos à cartela de cores pelo Método Sazonal Expandido de Coloração Pessoal, que é aquele realizado presencialmente.
Se o teste for realizado pela Experiência Digital Studio Immagine, ou seja, feito 100% online, o consultor irá analisar duas características na beleza do homem para se chegar à paleta de cores:
- Contraste: claro, baixo claro para médio, médio, médio alto ou alto contraste.
- Temperatura: quente ou fria
O benefício da Coloração Pessoal para Homens
Ouso dizer que os homens são os que mais beneficiam da Consultoria de Cores. Afinal, nós, mulheres, contamos com muitos artifícios para compensar o efeito de cores negativas na nossa beleza.
Um exemplo disso é o poder de usar a maquilhagem nos tons certos. Embora estejam mais abertos, sabemos que poucos ainda são os homens que usam maquilhagem no dia a dia.
Além da maquilhagem, as cores de cabelo e os acessórios (brincos, lenços, echarpes) são excelentes estratégias de compensação utilizadas pelo público feminino.
Mas e os homens?
Normalmente, eles vestem uma camisa, um paletó, blazer ou sobretudo. De acessórios, gravatas, correntes, cachecóis e óculos.
Logo, investir em peças certeiras, que realmente realçam a beleza deles faz muita diferença na construção da imagem masculina.
“O homem saber a cartela de cores dele faz muita diferença na forma como ele se apresenta para o mundo” – Nícolas Marçal, consultor de imagem e especialista em atendimento masculino.
Além disso, preciso lembrar que a cor é um elemento de design que comunica. Logo, se o homem procura transmitir as mensagens corretas por meio da sua imagem, investir nos tons certos e dominar a psicologia das cores é primordial.
O que muda do teste de cor feminino para o masculino?
Como falei, a parte técnica do teste é a mesma, seja para homens, mulheres, jovens, adultos e com os mais variados tons de pele.
Mas, de facto, existem algumas particularidades na Coloração Pessoal Masculina que merecem ser ressaltadas. Vamos a elas?
1. Homens e Mulheres: belezas diferentes
Mulheres, de maneira geral, têm traços mais delicados. Homens, mais fortes.
Por isso, é preciso treinar o olhar e estar preparado(a) para lidar com essas diferenças no teste.
Conversando com o Nicolas Marçal, ele relata:
“O que sempre falo é que é preciso treinar o olhar, porque se tratam de belezas muito diferentes. Quando a gente vai fazer o teste masculino, muitas pessoas perguntam se é preciso tirar a barba ou não, se a barba interfere no contraste e a gente sempre analisa o conjunto.”
E, de facto, esta é uma pergunta pertinente! Se as mulheres tiram a maquilhagem para realizar o teste de cor, não deveriam os homens tirar a barba e o bigode?
Não!
Pense que a maquilhagem é algo exterior à beleza. Já barba e bigode são próprios da natureza masculina e não alteram o resultado do teste.
No entanto, para os consultores, é preciso treinar o olhar para essas diferenças, pois elas podem causar dúvidas na hora da análise.
2. Barba, cabelo e bigode (ou não)
Como falei, os homens podem ou não ter barba, cabelo e bigode.
Por isso, diagnosticar, principalmente, as etapas de contraste e profundidade do cliente costumam ser mais desafiadoras, justamente porque nelas vemos o claro e o escuro na beleza de cada um.
E, pense comigo, especialmente a barba costuma ocupar um espaço considerável do rosto do cliente. Por isso, é importante analisar como se comportam manchinhas e alterações ao redor dessa área.
Assim como as mulheres, os homens também têm o desejo de disfarçar cabelos brancos colorindo os fios. Porém, diferentemente do público feminino, nem sempre têm o repertório necessário para realizar essa mudança de forma assertiva.
3. Praticidade e objetividade
Enquanto as mulheres amam uma explicação super completa, recheada de exemplos e, às vezes, até de subjetividade, homens são muito mais práticos e objetivos.
O interesse deles está em: onde irei usar isto na minha vida? De que forma?
Sabe uma receita de bolo? Normalmente, é assim que eles gostam de receber nossas informações. Tudo explicado, porém de forma sucinta, clara e objetiva. Sem enrolações.
4. Eles são desencanados!
Quem é meu aluno da Formação em Coloração Pessoal sabe: antes de iniciar o teste, recomendo perguntar ao cliente o que mais lhe incomoda no rosto. É uma manchinha? Uma linha de expressão? Peça que ele te aponte essas características e elas serão o seu foco durante a análise.
Nícolas Marçal, consultor de imagem e parceiro da Studio Immagine, me relatou um facto curioso sobre as diferenças de fazer a Consultoria de Cores para homens e mulheres que achei muito pertinente compartilhar com vocês:
“O homem é muito mais desencanado com a questão das imperfeições no rosto. Então, nem todos relatam se incomodar com uma manchinha ou olheira e nós, consultores, é que devemos buscar esses pontos a serem analisados durante o teste” – Nic Marçal
A nossa busca deve ser ativa! Podemos eleger dois ou três pontos e mostrá-los durante a análise ao cliente pois é muito importante que ele também perceba as diferenças entre as dimensões das cores no seu rosto.
5. A tal da maquilhagem
A maioria dos homens ainda não é adepto da maquilhagem. Então, muitas vezes, não trabalhamos os tons de make com o cliente. Também oriento os meus alunos a destacarem as respectivas lâminas da cartela ou cartelinha de cores, justamente para trazer mais praticidade e objetividade para o dia a dia do cliente.
“Tem homens que já são adeptos da base e do protetor solar com cor. Nesses casos, a gente consegue fazer essa análise. Caso contrário, a gente vai fazer uma indicação baseada na praticidade. Pense que o homem é prático, objetivo, então a nossa consultoria de cores deve ser mais cirúrgica também”, complementa Nic Marçal.
Conclusão
Fazer a análise de coloração pessoal masculina não é um bicho de sete cabeças! O mais importante é treinar o olhar para esta beleza que, sim, é diferente da feminina, e além disso, saber entregar um atendimento objetivo, porém completo ao cliente.
Explique as características da cartela, mostre cores opostas às da beleza dele e o instrua sobre quais cores usar dependendo do ambiente em que esteja e do objetivo de imagem do momento.
Um beijo,
Luciana Ulrich.
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