Qual a cor que melhor a representa e porquê?
Para alguns, essa é uma resposta que está na ponta da língua.
Para outros, dizer uma cor preferida ou que defina bem a sua personalidade, que seja uma cor da sua essência, pode ser uma tarefa bem mais difícil.
A questão é que estamos, a todo momento, rodeados por cores. Elas tomam conta, inclusive, dos nossos pensamentos e sonhos. Influenciam o nosso humor, os nossos sentimentos e a forma como encaramos o nosso dia.
É só pensar numa manhã de segunda-feira bem chuvosa.
Num dia assim, é do team que coloca um look todo preto, pois deixa-se influenciar pelo externo? Ou prefere vestir-se de tons mais vibrantes, que trazem mais ânimo e energia? Nesse último caso, a escolha das cores já vem de dentro para fora…
Felizmente, existem uma infinidade de tons para todos os gostos, belezas e personalidades!
Como a cor influencia a nossa autoimagem?
Sabia que a cor influencia na forma como nos vemos e nos percebemos diante do espelho, isto é, na nossa autoimagem? Isso mesmo.
E querer sentir-se mais segura, bonita e autoconfiante é quase unanimidade, certo?
Fazer a Análise de Coloração Pessoal é fundamental para esse processo de autoconhecimento.
Isso porque é no teste de cor que descobrimos quais os tons que deixam a nossa pele mais uniforme, com brilho e aspecto de saúde, e ainda os tons que menos nos favorecem, deixando-nos com um ar mais cansado.
A nossa cartela de cores vem justamente com os tons que já estão na nossa beleza e, por isso, automaticamente, irão-nos favorecer.
“O nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. E isso influencia diretamente no nosso comportamento, nas nossas emoções e decisões. Então, por exemplo, se estou em um dia com a autoestima mais baixa e uso cores da minha cartela, ao me olhar no espelho, a minha própria vestimenta vai fazer com que o meu cérebro identifique e transforme as cores em sensações de energia, bem-estar e autoconfiança”, explica a psicóloga Beti Ulrich sobre o benefício da Análise de Coloração Pessoal na autoestima.
As cores da nossa cartela têm essa capacidade visual de dar um “up” na nossa imagem, mas não são apenas elas que nos garantem sentimentos de segurança e bem-estar.
Vou dar um exemplo.
Eu sempre amei a família dos verdes, azuis e turquesas. Nos últimos tempos, tenho me sentido super segura e confiante nos turquesas mais vibrantes, que não fazem parte da minha cartela, o Outono Suave.
Mas não é porque a cor não está na minha cartela que eu não posso usá-la!
O azul turquesa intenso é uma cor que me faz bem, traz-me boas energias e está na minha essência. Faz parte de quem sou. Então, sigo utilizando-a, mas com estratégias!
Procuro usá-la em acessórios, calças e saias, detalhes na roupa…
É por isso que, quando desenvolvi as cartelas da Studio Immagine, preocupei-me que a última lâmina fosse “em branco” e totalmente personalizável. Essa lâmina é conhecida como Cores da Sua Essência.
O que são as Cores da Sua Essência?
As Cores da Essência são cores que elegemos por identidade, que gostamos e que têm a ver com o nosso jeito de ser, independentemente de estarem na nossa cartela ou não.
Faça um teste: pergunte a um amigo ou parente qual cor ele acha que melhor o representa! É muito comum que essa cor seja também aquela com que mais se identifica.
Assim, já consegue ter um norte sobre as cores que melhor o definem.
Mas, encontrar as cores da sua essência exige uma análise mais profunda em relação à sua personalidade e ao seu estilo de vida, e uma consultora de cores pode ajudar com essa questão.
Como falei, o processo de Coloração Pessoal trabalha o autoconhecimento e também a personalização, a identidade por meio da cor.
Afinal, a cor é um elemento de comunicação importantíssimo na nossa imagem e, portanto, deve comunicar de forma correta quem somos.
Se usa a cartela de cores da Studio Immagine e, por acaso, uma cor que ama e quer seguir usando não faz parte dos tons da sua cartela, é possível incluí-la com um adesivo na lâmina em branco.
Como as consultoras podem trabalhar as cores da sua essência?
Se é consultora de cores, trabalhe, dentro da cartela, as cores que têm mais a ver com o momento de vida da cliente.
Além disso, ensine a cliente a usar, da melhor forma possível, as cores da essência que, porventura, não façam parte da cartela de cores dela.
“Devemos encarar a Coloração Pessoal como um processo, em que você evolui aos poucos. À medida que eu consigo me engajar nesse processo, que aprendo a misturar cores, é que vou tendo acesso a esse sentimento de bem-estar e autoestima e tenho também o reconhecimento de outras pessoas” finaliza a psicóloga Patrícia Ulrich.
Ter esse olhar mais atento ao cliente, procurando entender as suas emoções e comportamentos, é fundamental para a condução de um bom atendimento na Consultoria de Cores.
Qual a cor da SUA essência?
Agora, já sabe o que são as cores da essência e como elas impactam o nosso humor, autoimagem e dia a dia.
O meu conselho é: se a cor te traz bons sentimentos, use-a! Ela pode realmente transformar o jeito como encara o seu dia.
Como compartilhei convosco, neste momento, a cor da minha essência é o azul turquesa. E para si? Qual é a cor da sua essência? Diga-me nos comentários!
Um Beijo,
Luciana Ulrich.
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